Aguarde, carregando...

SEMANA DE MEIO AMBIENTE VOLTADA À REFLEXÃO DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E DO MEIO AMBIENTE

Dia 26/03/2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento realizou uma vasta programação em comemoração a 9ª Semana da Água, dias de reflexão sobre a água e meio ambiente.
O projeto teve como objetivo, o autoconhecimento dos alunos sobre as Águas de Peixe e sua preservação, na produção de vídeos abordando sobre a proposta apresentada.
Dentro da programação o Secretário de Meio Ambiente e Saneamento fez abertura à programação na Rádio Nativa FM na manhã de 22/03, com a mensagem de preservar o meio ambiente em especial a água, o lençol freático e a recuperação de minas e mananciais.
As professoras Janaína Menegon, Iraídes Queiroz, e Mariza Fernandes apresentaram dia 23/03 o Projeto de Revitalização do Córrego João de Souza, que está em andamento através da Associação Peixe Vivo, uma iniciativa sonhada por muitos peixenses, que hoje abraçam as ações que estão sendo realizadas através da Associação e trabalho de voluntários.
Na manhã de 24/03 a Professora e Guia de Turismo, Eulene Lopes idealizadora do Projeto Amigos do Rio esteve presente com o barqueiro Zacarias Póvoa da Associação de Pecadores de Peixe. Ocasião que informou como surgiu o Projeto Amigos do Rio em Junho de 2010 que houve a primeira limpeza do Rio Tocantins, uma ação que mobilizou os apaixonantes do rio a cuidar deste patrimônio natural, juntando a muitos colaboradores e voluntários. Uma iniciativa importante para o município no aumento do ICMS Ecológico.
O barqueiro Zacarias abordou sobre a preservação do rio, sobre a importância de fazer um turismo sustentável mostrando aos amantes da natureza as belas paisagens e belezas dos pontos turísticos do município.
Na tarde de 25/03, o secretário Adilson Ribeiro e voluntários se juntaram aos amigos do Córrego João de Souza, a presidente da Associação Peixe Vivo Janaína Menegon, Moisaniel Cunha, Eulene Lopes e demais associados e voluntários, para o plantio de mudas no APP do córrego com mudas nativas como: Landi, Ingá, Ipê, Buritirana, Imbaúba, Cajú, Buriti, Erva Cidreira e flores nominadas 11 horas para embelezar a futura paisagem.
O encerramento aconteceu nesta manhã de 26/03 realizado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo secretário Adilson Ribeiro com a divulgação das premiações dos participantes do concurso “Olhar Ambienta”.
Os vencedores do concurso foram em 3º lugar, o aluno Jorge Daniel Ferreira da Escola Mul. Mestre Francisco Robeiro. Em 2º Esther de Paula Dias da Escola Juscelino Kubistchek , e em e 1º Heloyza Soares, da Escola Mestre Francisco Ribeiro, ambas com premiação de Táblet.
Os alunos finalistas do 4º ao 9º lugar, bem como os professores das três primeiras colocações ganharam um bônus financeiro de incentivo como reconhecimento do empenho no processo de conscientização e preservação da água.
Em agradecimentos aos participantes, em especial a Prefeitura de Peixe, ao Prefeito Augusto Cézar, do Ministério Público na pessoa do Dr. Mateus Reis, do empresário Graciomário Queiroz, dos amigos do Córrego João de Souza através da Associação Peixe Vivo, professora Janaína Menegon, Moisaniel Cunha Eulene Lopes e voluntários como também dos colaboradores e profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento que se emprenharam no projeto Josevan Barbosa e Poliana Pimentel.

Ascom - Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.