PREFEITURA DE PEIXE REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA DE CULTURA DE PEIXE

sexta, 20 de outubro de 2023 183 visualizações
Leitor de áudio
Ouvir Texto Stop

A 2ª Conferência Municipal de Cultura de Peixe aconteceu na manhã desta quinta – feira 19/10 uma realização da Prefeitura de Peixe, por meio da Secretaria e Conselho Municipal de Cultura e Turismo.
Após o hino Nacional Brasileiro executado pelos professores da Escola de Música Tenente Regino e hino do município com os alunos e professores da Banda Santa Cecília, houve várias apresentações culturais.
Os alunos iniciantes da turma de flauta doce da Escola de Música Tenente Regino iniciaram as apresentações tocando duas canções, a Nona Sinfonia de Beethoven e Asa Branca do mestre Luiz Gonzaga, em seguida o aluno João Marcos da Banda Santa Cecília e as alunas das turmas de teclado e violão, Grabriela, Stéfani e Emily, interpretaram as canções, Graveto, e De quem é culpa, ambas canções da compositora e cantora Marília Mendonça.
Teve ainda duas brilhantes coreografias com um grupos de jovens e adolescentes, a primeira com o Grupo de Dança Alano Dance Star, apresentado pelos alunos do Colégio Estadual Dom Alano, a segunda com grupo de adolescentes do Ministério Ruama da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira, finalizando as apresentações com o vídeo produzido e exibido pela TV Anhanguera em comemoração aos 35 anos do Estado do Tocantins, ocasião em que Peixe, foi a cidade escolhida para apresentar um pouco dos avanços culturais e econômicos local e sua contribuição histórica como legado para o estado.
Após as apresentações a Secretária de Cultura e Turismo, Almirani Batista declarou aberta a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Peixe que teve como Tema: “Democracia e Direito à Cultura”, o Regimento Interno foi apresentado aos participantes pela Conselheira Regina Aparecida Oliveira, houve o pronunciamento do Prefeito Augusto Cézar (Cezinha) e o Vice – Presidente da Câmara Municipal, o vereador Jôsney Pereira, ambos destacaram a importância de valorizar e resgatar as tradições da cidade, a história do município.
“ A conferência é o momento oportuno para que a sociedade e poder público tracem juntos novas conquistas para o município, e possa fortalecer, reconstruir o que foi perdido pelos anos que se passou” destacou o Prefeito Augusto Cézar.
Os eixos da 2ª Conferência de Cultura propuseram aos participantes a debater sobre o desenvolvimento das políticas culturais locais, com a participação ativa da sociedade. Os tópicos foram abordados pelo consultor Kaká Nogueira que destacou sobre a inclusão e ampliação do diálogo sobre a cultura como política, a proposta de um novo Plano Municipal de Cultura (PMC), a definição de diretrizes prioritárias para políticas públicas culturais transversais, o incentivo à adesão de Estados e Municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a criação de uma política sociocultural que fortaleça a democracia participativa.
Os grupos de estudo apresentaram propostas, das quais 01 que será encaminhada a conferência estadual e 02 de âmbito municipal, houve ainda a votação dos delegados 02 representantes da sociedade civil e 02 representantes do governo e apresentação dos Editais da Lei Paulo Gustavo, Lei Complementar 195 de 08 de julho de 2022, que permitirá aos produtores culturais do município participar de vários projetos.
Participaram da 2ª Conferência de Cultura de Peixe, os representantes do Conselheiro Municipal de Cultura e Turismo de Peixe, Secretários Municipais, Vereadores, representantes de vários segmentos de cultura do município.

 

ASCOM-ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/PREFEITURA DE PEIXE.

Prefeitura Municipal de Peixe-TO
© 2024 Todos os direitos reservados.
Versão 01122024_d.320neo