A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta manhã 30/09 o encerramento da Campanha Municipal do Setembro Amarelo, combate e prevenção do suicídio.
O evento realizado em frente o prédio da secretaria de saúde, começou com alongamento, e orientações do educador físico, o Secretário de Gestão e Finanças Adilson Ribeiro.
A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Daniela Nunes realizou uma dinâmica simples da respiração, levando as pessoas a refletir que tudo na vida é, ou pode ser visto como um ciclo de muitas mudanças. Assim como ar que respiramos entra em nosso organismo, logo também é preciso esvaziar – mos, das situações que enfrentamos que não nos fazem bem. E que a falta de acreditar em dias melhores, a falta de esperança contribui para que muitos acabem desistindo de viver. Que a vida é uma troca de receber e saber doar ao próximo.
O nutricionista Daniel questionou os presentes: Quem já pensou em desistir? Quem já chegou ao fundo do poço? Neste momento é hora de seguir em frente, de levantar e recomeçar, é preciso seguir como águias que sempre renovam suas forças, é preciso buscar em Deus o impossível e o que cabe a cada um de nós é fazermos o que está ao nosso alcance como o possível a ser transformado em nossa vida.
O médico Vladimir Tamayo disse que a ansiedade e a depressão estão no nosso cotidiano. Que é preciso estar atentos, observando e diagnosticando quando for preciso pedir ajuda. Exemplificou que tudo começa com as muitas tarefas do dia a dia, onde ficamos ansiosos para realizá– las e por vezes quando não conseguimos acabamos ficando deprimidos, é preciso buscar ajuda.
As ações de prevenção ao suicídio realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde aconteceram no Ginásio de Esportes Vitorino Carlos Ramalho atendendo toda comunidade peixense, nas Unidades Básicas de Saúde do Setor Aeroporto, da Vila São José, aos servidores do Hospital Municipal Antônio Pires e em frente a Secretaria de Saúde finalizando hoje.
"Sejamos luz onde estivermos, que saibamos viver e não desistir da vida. Sejamos solidários com o próximo, nos coloquemos como protagonistas e não apenas expectadores, pois cada um de nós temos uma missão e para chegar ao propósito é preciso enfrentar e não fugir das situações. Que esta campanha do setembro amarelo seja eternizada assim como as demais campanhas que a saúde vai trabalhar no combate e a prevenção” finalizou a secretária de saúde Fabiana Nascimento.
Estiveram presentes na palestra a Primeira Dama Rosilene Cardoso, a Secretária de Gabinete Ádivam Ponce, o Secretário de Esporte e Juventude Ruimivan José, a Secretária da Controladoria Municipal, Hildenilde Bezerra.
O evento foi encerrado com um apetitoso café da manhã aos servidores da secretaria de saúde e prefeitura municipal.

ASCOM-Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.