CIRURGIAS ELETIVAS

Há mais de dois anos muitas pessoas vêm sofrendo devido à paralização das cirurgias eletivas que foram canceladas sem prazo determinado de serem retomadas devido à pandemia mundial da Covid – 19.
Muitos que estavam já com o processo em andamento foram interrompidos e os serviços de saúde têm retomado estes tratamentos de acordo com a urgência de cada patologia.
Em maio deste ano o município de Peixe deu início gradativamente às cirurgias eletivas no Hospital Municipal Antônio Pires e já realizou mais de quarenta procedimentos dos quais destacamos as cirurgias de Laqueadura, Hérnia Inguinal e Umbilical, Histerectomia, Colecistectomia, Vasectomia, Oofectomia, Histerectomia abdominal + ooferectomia direita.
As cirurgias são realizadas por uma equipe médica capacitada, composta de uma anestesista, dois médicos cirurgiões, uma enfermeira, técnicos em enfermagem e equipe de apoio dentro do centro cirúrgico.
A gestão municipal têm buscado recursos junto ao Governo do Estado para melhorar os serviços de saúde ofertados no hospital municipal principalmente com as cirurgias eletivas que estão sendo realizadas até o momento através de recursos próprios.
De acordo com informações da secretária de saúde Fabiana Nascimento o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde pactuou um repasse com o município de Peixe através do Termo de Cooperação onde todos os hospitais de pequeno porte serão beneficiados com o repasse mensal de R$200.000,00 (Duzentos mil reais) o qual subsidiará a demanda das cirurgias eletivas.
Uma importante conquista somada ao esforço da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Tocantins é constituída por representantes da Secretaria Estadual de Saúde, representantes dos Secretários Municipais de Saúde do TO e membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

Ascom-Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.