Aguarde, carregando...

ATENDIMENTOS ODONTÓLOGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Dia 25/03/2021

A odontologia neste momento de pandemia é uma área essencialmente e importante no que se refere ao enfrentamento e combate a essa nova doença infecciosa que é o coronavírus.

Os cirurgiões dentistas estão entre os profissionais de saúde com alto risco de contaminação pelo vírus que causa a Covid – 19, por isso a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), e o Conselho Federal de Odontologia (CFO) recomendam que apenas os procedimentos de urgência e emergência sejam realizados e a os atendimentos eletivos possa esperar para um período mais seguro.

Os odontólogos, Varlei Bortoluzzi, Ludymila Ribeiro e Luciana Garcia estiveram na Rádio Nativa FM nesta manhã de quinta – feira (25/03) orientando a população sobre cuidados principais neste momento de pandemia, onde a higienização das mãos é de fato um dos principais quesitos para evitar a contaminação pelo vírus. Destacando também sobre os principais sintomas que são: tosse seca, alteração do paladar e xerostomia ( diminuição da saliva) que ocasiona a boca seca.

Para os atendimentos é preciso realizar uma triagem do paciente antes de levá – lo à cadeira odontológica, respeitando a distância e fazendo perguntas específicas sobre sinas e sintomas relacionados ao Covid – 19, se houve contato com pacientes que testaram positivo ou suspeito para o vírus.
Informaram que os atendimentos são apenas para os grupos prioritários de acordo com momento de enfrentamento à pandemia que são: pré – natal odontológico, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e deficientes.
A escova dental do paciente com covid, seja emergida após o uso em solução composta com água e enxaguante bucal, e após o tratamento descartada. E até mesmo o creme dental seja de uso apenas do paciente.

Vale ressaltar que os profissionais odontológicos são os que têm contato mais próximo com o complexo oronasal, orofaríngeo do paciente, onde a secreção salivar também está diretamente em contato com profissional, tanto em momentos de atendimento propriamente de contato, como na forma aeronasal disseminando no ar do ambiente de trabalho.

ASCOM - Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.