Acessibilidade

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PEIXE

quarta, 11 de junho de 2025 201 visualizações
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PEIXE

Leitor de áudio

Compartilhe esse conteúdo

10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Peixe
A Prefeitura de Peixe, por meio Conselho Municipal e Secretaria de Assistência Social realizaram nesta terça 10 de junho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
O evento aconteceu no Auditório da Câmara Municipal, reunindo autoridades do poder público, sociedade civil, trabalhadores do SUAS, usuários e lideranças locais, com objetivo de avaliar e propor avanços na política de assistência social para o município.
Após abertura da Conferência proferida por Elessandra Freitas, Presidente do Conselho de Assistência Social, a Secretária Municipal de Assistência Social de Peixe, Joana Rodrigues fez uma retrospectiva das duas décadas de implantação e construção do Sistema Único de Assistência Social com a ascensão da Constituição Federal 1988, e sua consolidação em 1993 através da Lei Orgânica do SUAS. Enfatizou que a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) aconteceu em 2010, e que as políticas de assistência do município, seguem avançando através dos atendimentos de diversos programas, como o da Sala de Proteção Especial. Destacou, que município recebe recurso anual do Governo do Estado, através da SETAS, no valor de 32.000, 00 (Trinta e dois mil reais), para atender os Benefícios Eventuais. Parabenizou o prefeito Cezinha, por entender e atender as necessidades da população Peixense, que através de contrapartida de recursos do município, no valor de 70 a 80 mil reais anual, amplia estes atendimentos aos que mais precisam, encerrando sua fala com a frase: Onde o SUAS entra, leva respeito, dignidade e esperança”.
O Prefeito Augusto Cézar, pontuou que as ações de Ação Social, foi transformada através das Políticas de Assistência Social, que atualmente é direcionada a assistir e atende as pessoas que mais precisam, e que isso tem transformado a vida de muitas famílias “sempre busco, e cobro dos trabalhadores desta secretaria, para olhar para as pessoas que ainda não conhecem seus direitos e sejam assistidos com dignidade, e que é através  da participação da sociedade, que se constrói as propostas a serem aplicadas às necessidades de cada município, Peixe está no caminho do desenvolvimento dos que mais precisam”.  
O evento contou com a participação das Assistentes Sociais Sueli Abreu, Adriene Teixeira, Verônica Fontoura e Ana Paula, servidoras da Secretaria Estadual Trabalho Social do Estado (SETAS), que realizaram a Palestra Magna, discorrendo sobre o tema da conferência, pontuando sobre as duas décadas de trajetória do Sistema Único de Assistência Social, reforçando o compromisso dos municípios com a consolidação de políticas públicas que priorizam o cuidado, a equidade e o fortalecimento, da rede de proteção social, de maneira clara e objetiva, auxiliando os participantes nas discussões e formulação de propostas que contemple o município de Peixe.
Após as apresentações culturais e divisão dos grupos, que explanaram sobre os 5 eixos temáticos, foi realizada a votação e aprovação das propostas, sendo 17 para governo municipal, 10 estadual e 11 federal, às quais serão enviadas às conferências estaduais e federal no decorrer deste ano de 2025. 
 Foram escolhidos os Delegados que representarão o município de Peixe, nas conferências de âmbito estadual e federal.  Na categoria Governamental, a titular Joicy Aparecida Pinto Vageti,  e suplente  Flaviana de Sena Carneiro por parte da Sociedade Civil, a titular Nara Kassia Garcia Azevedo e Suplente Maria José Vilagelim Beleza.

 

Ascom-Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.