10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Peixe
A Prefeitura de Peixe, por meio Conselho Municipal e Secretaria de Assistência Social realizaram nesta terça 10 de junho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
O evento aconteceu no Auditório da Câmara Municipal, reunindo autoridades do poder público, sociedade civil, trabalhadores do SUAS, usuários e lideranças locais, com objetivo de avaliar e propor avanços na política de assistência social para o município.
Após abertura da Conferência proferida por Elessandra Freitas, Presidente do Conselho de Assistência Social, a Secretária Municipal de Assistência Social de Peixe, Joana Rodrigues fez uma retrospectiva das duas décadas de implantação e construção do Sistema Único de Assistência Social com a ascensão da Constituição Federal 1988, e sua consolidação em 1993 através da Lei Orgânica do SUAS. Enfatizou que a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) aconteceu em 2010, e que as políticas de assistência do município, seguem avançando através dos atendimentos de diversos programas, como o da Sala de Proteção Especial. Destacou, que município recebe recurso anual do Governo do Estado, através da SETAS, no valor de 32.000, 00 (Trinta e dois mil reais), para atender os Benefícios Eventuais. Parabenizou o prefeito Cezinha, por entender e atender as necessidades da população Peixense, que através de contrapartida de recursos do município, no valor de 70 a 80 mil reais anual, amplia estes atendimentos aos que mais precisam, encerrando sua fala com a frase: Onde o SUAS entra, leva respeito, dignidade e esperança”.
O Prefeito Augusto Cézar, pontuou que as ações de Ação Social, foi transformada através das Políticas de Assistência Social, que atualmente é direcionada a assistir e atende as pessoas que mais precisam, e que isso tem transformado a vida de muitas famílias “sempre busco, e cobro dos trabalhadores desta secretaria, para olhar para as pessoas que ainda não conhecem seus direitos e sejam assistidos com dignidade, e que é através da participação da sociedade, que se constrói as propostas a serem aplicadas às necessidades de cada município, Peixe está no caminho do desenvolvimento dos que mais precisam”.
O evento contou com a participação das Assistentes Sociais Sueli Abreu, Adriene Teixeira, Verônica Fontoura e Ana Paula, servidoras da Secretaria Estadual Trabalho Social do Estado (SETAS), que realizaram a Palestra Magna, discorrendo sobre o tema da conferência, pontuando sobre as duas décadas de trajetória do Sistema Único de Assistência Social, reforçando o compromisso dos municípios com a consolidação de políticas públicas que priorizam o cuidado, a equidade e o fortalecimento, da rede de proteção social, de maneira clara e objetiva, auxiliando os participantes nas discussões e formulação de propostas que contemple o município de Peixe.
Após as apresentações culturais e divisão dos grupos, que explanaram sobre os 5 eixos temáticos, foi realizada a votação e aprovação das propostas, sendo 17 para governo municipal, 10 estadual e 11 federal, às quais serão enviadas às conferências estaduais e federal no decorrer deste ano de 2025.
Foram escolhidos os Delegados que representarão o município de Peixe, nas conferências de âmbito estadual e federal. Na categoria Governamental, a titular Joicy Aparecida Pinto Vageti, e suplente Flaviana de Sena Carneiro por parte da Sociedade Civil, a titular Nara Kassia Garcia Azevedo e Suplente Maria José Vilagelim Beleza.
Ascom-Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal.