Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS

Competência e Departamentos

Competências / Informações sobre os Serviços

A Secretaria Municipal de Assistência Social é o orgão da Prefeitura que formula e executa a política de assistência social. Sua missão é garantir direitos e dignidade à população. Tem por finalidade o planejamento, a proposição, a articulação, a execução e a avaliação das políticas públicas municipais voltadas ao desenvolvimento da cidadania e assistência social.

É da competência da Secretaria Municipal de Assistência Social:

- Patrocinar a política municipal de ação social;

- Promover a realização de cursos de capacitação necessária às atividades relacionadas a ampliação da renda familiar;

- Estimular a adoção de medidas que possam ampliar o mercado de trabalho local;

- Promoção e orientação sobre a criação de associação e outros tipos de organização comunitária para atuar no campo da promoção social;

- Receber pessoas que procuram ajuda psicossocial, dando orientações ou soluções cabíveis;

- Conceder auxílio funeral, auxílio viagem, cestas básicas, dentre outros, em casos de pobreza extrema ou outros de emergência, quando forem realizadas visitas, mediante relatórios psicossociais devidamente comprovados;

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