A Secretaria Municipal de Assistência Social é o orgão da Prefeitura que formula e executa a política de assistência social. Sua missão é garantir direitos e dignidade à população. Tem por finalidade o planejamento, a proposição, a articulação, a execução e a avaliação das políticas públicas municipais voltadas ao desenvolvimento da cidadania e assistência social.
É da competência da Secretaria Municipal de Assistência Social:
- Patrocinar a política municipal de ação social;
- Promover a realização de cursos de capacitação necessária às atividades relacionadas a ampliação da renda familiar;
- Estimular a adoção de medidas que possam ampliar o mercado de trabalho local;
- Promoção e orientação sobre a criação de associação e outros tipos de organização comunitária para atuar no campo da promoção social;
- Receber pessoas que procuram ajuda psicossocial, dando orientações ou soluções cabíveis;
- Conceder auxílio funeral, auxílio viagem, cestas básicas, dentre outros, em casos de pobreza extrema ou outros de emergência, quando forem realizadas visitas, mediante relatórios psicossociais devidamente comprovados;