Prefeito de Peixe se reúne com organizadores do Nós na Praça e acerta realização do evento no Município
Publicado em: 05/04/2017 ás 13:00:00 Autor: Fernando Novais Fonte: Ascom Peixe

Em reunião com os diretores do Coletivo Nós de Gurupi, o Prefeito de Peixe, José Augusto, acertou a realização do Nós na Praça no Município. O evento irá acontecer no dia 6 de maio na Praça do Centro Histórico.

Várias atividades estão previstas na programação, como música, teatro, capoeira, dança, slackline, patins e diversas outras ações, incluindo a participação de acadêmicos da UnirG, IFTO e UFT.

O evento visa, principalmente, além do acesso gratuito à arte, integrar artistas de Gurupi com os de Peixe. O projeto quer estabelecer uma parceria para futuros eventos nas duas cidades.

Integração

A Prefeitura de Peixe está planejando um calendário cultural para o ano recheado de atrações para a comunidade. O Nós na Praça é apenas um dos vários eventos que estão por vir, como afirmou o Prefeito, José Augusto.

“O investimento em cultura não pode ser ignorado, pelo contrário, temos que valorizar e fortalecer. O setor cultural movimenta a economia além de trazer vários benefícios para a área social. A cultura é uma aliada importante da educação e um meio poderoso de inclusão. A gestão de Peixe irá valorizar os artistas da terra, já que somos ricos em arte, e apoiar iniciativas que venham somar como o Nós na Praça”, explicou.

“O Nós na Praça vai ser um evento muito importante para integrarmos artistas de Gurupi com a comunidade de Peixe. Essa integração é valiosa para a troca de conhecimento. Além de um ótimo momento de entretenimento e lazer”, reiterou José.

Parceria

Para a Coordenadora Cultural do Coletivo Nós, Natália Pimenta, o Coletivo Nós tem a muito a aprender com a cultura regional de Peixe. “Queremos levar o que fazemos em Gurupi para Peixe e oportunizar o contato entre os artistas dos dois municípios. Os gurupienses vão compartilhar muita coisa boa, mas irão levar de volta muito aprendizado. É o começo de uma boa parceria. Fomos muito bem recepcionados pelo Prefeito, que tem uma visão ampla e futurista sobre cultura, e em parceria com os agentes culturais locais queremos compartilhar ideias. Muitos projetos legais irão sair do papel em Peixe”, afirma Natália.

Nós na Praça

O Nós na Praça é um movimento que já acontece de forma independente desde março de 2014. Trata-se de uma iniciativa voluntária de jovens universitários que ocupam espaços públicos no município de Gurupi para a promoção da arte e cultura na cidade através de oficinas artísticas em diversos segmentos, apresentações musicais e mostras de audiovisual a céu aberto. O evento conta ainda com atividades esportivas e ambientais, integrando artistas de manifestações diferentes e acadêmicos da UFT, IFTO e UnirG.

O Nós na Praça já aconteceu em Palmeirópolis, Formoso e Miracema e já representou o Tocantins em São Paulo no Bicicultura, maior evento de cicloativismo do Brasil.

• Tags:
  • Nós na Praça